supermercado online

Como economizar energia: 5 dicas para ajudar na conta de luz

Por conta de escassez de chuva e pelo mal uso da água, nosso país passa por uma crise hídrica, que afeta a produção energética, baseada nas hidrelétricas. Nós já sabemos o que isso significa: contas de luz cada vez mais caras. O governo faz campanhas de comunicação com aquelas sugestões para economizarmos o máximo possível a energia e a água. Nessa matéria você vai encontrar 5 simples dicas de como economizar energia mensalmente com a redução do gasto com esse importante recurso. Vamos a eles:

1 – Retire da tomada o que puder

Quem gosta de deixar tudo na tomada ou simplesmente deixa o computador ligado deve pensar sobre esse caro hábito. Se somarmos toda a energia gasta por aqueles aparelhos que estão “apenas” em stand by, veremos um gasto relevante que pode ser poupado. Outras ações relacionadas às tomadas são retirar carregadores plugados o tempo inteiro, tentar não usar réguas e T’s e retirar os dispositivos já carregados e prontos para uso.

2 – Coloque o chuveiro no modo verão

As mudanças climáticas que afastam as chuvas também aumentam a temperatura felizmente, no caso. Em tempos muito quentes, não precisamos deixar a água do banho escaldante. Nos dias em que a temperatura passa de trinta graus, reduzir a potência da ducha também pode deixar seu banho mais refrescante, ajudando você a aguentar as correrias do dia a dia e a economizar bastante energia todo mês.

como economizar energia

3 – Substitua as lâmpadas

Essa ação pode ser a melhor dica para reduzir o gasto de luz, por mais que muitos, incrivelmente, ignoram essa ideia. As lâmpadas de tecnologia nova podem economizar algo em torno de setenta por cento a mais que as opções obsoletas. As maiores vilãs nessa hora são as lâmpadas incandescentes, aquelas antigas com coloração amarelada. As lâmpadas novas deixam o cômodo mais aconchegante com sua luz branca, além de gerar a economia de energia. Já as heroínas são as luzes de LED. Elas são caras, no entanto tem uma durabilidade muito maior e um consumo bem menor.

4 – Use a luz natural a seu favor

Todos sabemos que, quanto mais tempo as lâmpadas ficarem apagadas, mais pouparemos na conta de luz, certo? Um ótimo jeito de deixar o ambiente iluminado sem a ajuda desses dispositivos é um design de interior que privilegie a luz natural, como usar pinturas de parede claras e deixar janelas bem visíveis, principalmente nos lugares da casa mais utilizados.

5 – Preste atenção no uso dos eletrodomésticos

Esses aparelhos, dos quais somos cada vez mais dependentes, são os principais culpados no gasto excessivo de energia. Portanto, devemos descobrir maneiras de evitar o uso abusivo deles. Daremos alguns exemplos de como otimizar o uso de alguns dispositivos de partes diferentes de casa. No caso da geladeira, veja se a vedação está em bom estado, se ninguém a esquece aberta e descongele-a esporadicamente para que a refrigeração fique melhor. Nos quartos, a economia pode ser feita certificando-se de que ninguém esteja dormindo com ela ligada. A função timer ou sleep pode ajudar bastante a evitar esse erro. O seu problema pode ser a máquina de lavar na área de serviços. Converse com todos na casa e junte a maior quantidade possível de roupa, tomando cuidado para não colocar uma carga acima do suportado pelo seu eletrodoméstico, evitando danificá-lo.

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40

Bitnami