supermercado online

Ansiedade em casa: Mudanças que você pode fazer para ajudar

Ansiedade: ta aí uma palavra que tem sido muito usada e até banalizada. Muitas vezes pensamos que é normal ficar nervoso ou projetar muito o futuro, as devemos ter cautela para que esse tipo de comportamento não progrida e chegue a ser demonstrado por meio de ataques de pânico. Esses ataques podem ter gatilhos difíceis de se identificar. Os espaços que habitamos estão conectados com nossa mente, sono e comportamento. Então, quando pensamos em onde moramos, podemos pensar em maneiras de deixar o ambiente mais tranquilo e relaxando, reduzindo a ansiedade em casa. Confira essas dicas!

ansiedade em casa

  1. Aproveite a iluminação boa!

Tenha preferência pela luz solar. Com ela produzimos vitamina D e hormônios benéficos para nós, diminuindo a ansiedade em casa. Cuidado! O exagero pode gerar uma hipersensibilidade à luminosidade. Você pode usar cortinas, blackouts e persianas para controlar esse recurso. Tenha cuidado com as lâmpadas de LED azuladas, optando pelas brancas e quentes. Lembrando também que a claridade de dispositivos eletrônicos muitas vezes é causadora de insônia. Logo, evite-as antes de dormir.

  1. Use tintes de cores suaves

Uma das maneiras mais simples de mudar um ambiente gastando pouco é com a pintura das paredes. Portanto, talvez queira começar por essa dica. Estudos mostram que nos sentimos mais felizes, acomodados e aquecidos em ambientes pintados com cores quentes suaves. Então, se você quer fazer mudanças para diminuir sua ansiedade em casa, comece por aqui.

  1. Defina as texturas certas

A boa sacada está em equilibrar padrões e cores. Espaços com uma estética mais limpa e ausência de elementos decorativos são tão desestimulantes quanto aqueles com excesso de informações e bagunça. Assim como e ambientes naturais, opte por paletas e decoração que tenham uma ligação entre si. Defina 1 ou 2 cores e use-as com sabedoria nos cômodos da casa.

  1. Tenha curvas em casa

De acordo com profissionais da psicologia, os designs compostos por retas e vértices estimulam mais a mente humana, sendo que o seu excesso pode ter o estresse como um dos efeitos. Formas orgânicas, abauladas e curvilíneas trazem mais tranquilidade e paz interior, podendo reduzir a ansiedade em casa.

  1. Invista em aromatização e sons da casa

O número de opções de aromas da sala pode ser maior. Tente definir um que todos os moradores gostem e use com frequência com a ajuda de aromatizadores ou incensos. Evite tornar a sua casa num ambiente barulhento e coloque sons da natureza quando possível. Você pode encontrá-los em diversas plataformas, como o Youtube.

  1. Tenha uma casa organizada

Muitas pesquisas dizem que nosso comportamento de procrastinar, ficar ansioso e se estressar está ligado ao espaço que habitamos. De forma que, quanto maior a bagunça, maior será o prejuízo no nosso dia-a-dia. A personal organizer Stacy Thomes diz que você deve controlar suas coisas e não o contrário.

  1. Conviva com mais elementos naturais

A ligação que nós temos com a natureza tem um efeito muito positivo. Uma pesquisa de 1989 diz que esse contato pode nos energizar mentalmente e fisicamente. Caso seja possível, invista em plantes em alguns cômodos, principalmente aqueles de convivência e os que você passa mais tempo. Você pode começar com as que dão menos trabalho, como cactos e suculentas.

  1. Talvez você deva ter um pet

Esses nossos parceiros podem dar muito trabalhando, exigindo que você leve-os para passar, fazendo xixi no lugar errado – principalmente no começo – e talvez estragando alguns móveis. Porém o contatos com esses bichinhos libera hormônios que nos relaxam. Até mesmo um aquário pode ter esse efeito, inclusive diminuindo os o ritmo cardíaco.

  1. Cadeira de balanço!

Isso tem uma explicação! De acordo com pesquisadores, por estarmos acostumados com esse movimento desde a barriga de nossas mães, o ir e vir pode ajudam a nos trazer a plenitude emocional e ter menos ansiedade em casa. Procure uma cadeira de balanço ou uma rede que te agrade e caiba na sua casa.

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40

Bitnami