Como economizar gasolina: 17 dicas infalíveis


gaste menos gasolinaCom a gasolina gasolina cada vez mais cara, ficamos mais atentos ao funcionamento do nosso veículo e à maneira que o conduzimos. Queremos dirigir com conforto, mas melhorar também o desempenho do motor. Tudo isso por não pararmos de pensar em como economizar gasolina. 



Várias ideias passam pela nossa cabeça: conduzir numa rotação mais baixa, acelerar menos o carro, dirigir mais devagar na rodovia, frear o mínimo possível, fazer os concertos da maneira correta e por aí vai. Tudo isso para poupar esse caro líquido que faz a diferença no meio ambiente e na conta do final do mês. Pegue essas infalíveis dicas pra fazer um tanque cheio render alguns passeios a mais.



17 dicas de como economizar gasolina

1. Nem sempre a marcha mais alta é a mais econômica


A melhor marcha é aquela que proporciona o melhor equilíbrio entre o peso e a potência do veículo. Andar com a marcha alta sempre, independente da velocidade, é um boato. Caso você ande na quinta marcha lentamente, o motor vai precisar de potência e adicionar mais gasolina pra que chegue no torque necessário, gerando o desperdício.



2. Fique atento ao tacômetro


Sabe aquela parte do painel que mostra o número de rotações por minuto que o seu carro tá fazendo? Então, ela mostra em qual marcha o seu veículo tem o melhor desempenho e economia de combustível. O recomendado é conduzir entre as 1800 e 2000 rotações por minuto. Dessa maneira, você pode economizar de 20% a 50% da sua gasolina!



3. Auxílio de troca de marchas

Muitas montadores, como Fiat, Renault e Volkswagen, têm um macanismo que indica o momento ideal pra você avançar ou reduzir a marcha, ajudando muito o motorista a encontrar o ponto ideal para o melhor consumo e potência do veículo e a como economizar gasolina.



4. Máximo de potência


No relatório técnico do seu veículo, você pode encontrar em que rotação o motor renderá o melhor desempenho. Se for um modelo com turbo, essa faixa de giros será mais extensa provavelmente. Isso acontece para auxiliar o condutor em situações de ultrapassagens, subidas ou viagens com o carro bem carregado. No entanto, fazer a mudança de marcha depois do indicado vai elevar o consumo de gasolina.



5. Pisando fofo


Pise no acelerador do seu carro com moderação. A recomendação é a de que você pressione esse pedal em até 1/4 de sua extensão. Claro que você deve pressionar mais em subidas, situações necessárias ou com o veículo mais carregado. Inclusive, passar da metade da extensão do acelerador não garante que a aceleração será maior e ainda não ajuda na nossa missão de como economizar gasolina.



6. No caso de parada


O semáforo fechou ou um pedestre vai atravessar a rua? Nessa caso, não faz sentido acelerar mais. Pare de acelerar ao identificar uma situação de parada. Aumentar a velocidade nesse caso será um desperdício de energia e combustível, além gerar um desgaste de diversas peças do seu automóvel.



7. Pé na estrada


Quando estiver numa rodovia, as dicas mudam um pouco. Use o máximo possível as marchas altas. Além disso, em velocidades mais baixas, de preferência. Se possível, siga pelo máximo de tempo numa velocidade de 100km/h da maneira mais constante que conseguir. Isso acontece, porque o dispositivo da injeção eletrônica otimiza o consumo de combustível quando permanecemos na mesma velocidade.



8. Conheça e use o freio motor


Esse tipo de técnica consiste em frear o veículo ao retirar o pé do acelerador. Isso acontece, pois o fornecimento de gasolina para o motor é cortado na hora. Isso, além de ser uma ótima maneira de como economizar gasolina, gera uma segurança muito maior do que deixar o câmbio “na banguela”.



9. Economize no ar-condicionado
como economizar gasolina

Apesar dessa tecnologia automotiva ter avançado bastante, o ar-condicionado ainda impacta de uma forma negativa no consumo. E quanto menos potência o seu carro tiver, maior será a sensação desse impacto quando você usar esse dispositivo. Claro que ninguém gosta de ficar transpirando enquanto dirige, porém devemos ter em mente que manter o seu carro bem fresco pode resultar num aumento de até 30% do consumo. Nos automáticos esse número é um pouco menor, chegando aos 20% extra.

10. Motores 1.0 são mais econômicos?
abastecendo o carro

Na teoria, quanto menor for o motor, menos ele beberá. No entanto, existem mais algumas aspectos que impactam nessa equação. Existem motores 1.2 e 1.4 com conjuntos de peças bem modernas que geram menos atritos e são uma ótima solução de como economizar gasolina.



11. A base vem forte!


Veículos que foram fabricados nos últimos anos são mais econômicos geralmente. Isso acontece, entre diversos motivos, pela aplicação de uma norma de eficiência energética aplicada desde 2015. De lá pra cá, todas as montadores foram obrigadas a realizar uma série de mudanças para aumentar a eficiência energética. Além disso, os modelos com injeção direta e os com turbo, ambos cada vez mais comuns nas concessionárias, apresentam uma significativa vantagem em relação aos outros.



12. O sistema start/stop


Esse sistema desliga quando para totalmente e religa de maneira automática quando pressionamos o acelerador. Dentro da cidade, quando lidamos com muitas situações de parada, a economia pode chegar a 10%.



13. Mas não é só desligar o veículo com a chave?


É melhor não. Pode até ser uma maneire de como economizar gasolina, mas gerará um grande desgaste no motor, gerando um prejuízo muito grande. Não parece que temos uma boa relação custo/benefício aí, né?



14. Pneus de qualidade


Recomenda-se a utilização de pneus verdes, que apresentam uma pequena resistência à rodagem. Por serem feitos de sílica, são mais leves que a borracha tradicional, gerando menos atrito com o chão e, portanto, exigindo menos do motor. No final, estamos falando de uma economia entre 30% e 40%. Além disso, devemos lembrar que o pneu deve ser calibrado, ao menos, semanalmente.



15. Deixe a manutenção em dia


Isso se aplica à manutenção do veículo de uma maneira geral. Sempre revise as indicações do fabricante para os produtos mais adequados ao seu carro, principalmente do lubrificante e do filtro de óleo, das velas e dos diversos filtros. Esses aspectos, se estiverem com sujeira ou desgaste, pode ocasionar um maior gasto de gasolina.



16. Melhor ficar num tipo só de combustível


Profissionais especializados indicam que usemos o mesmo tipo de combustível, na maior parte do tempo, para veículos fabricados até 2005. No entanto, os modelos atuais apresentam um conjunto mecânico bem mais moderno, o que resultou num consumo mais eficiente de ambos tipos de combustível. Mas fica mais esse alerta de como economizar gasolina.



17. Saiba se o combustível é de qualidade


De acordo com a lei, os postos podem e devem disponibilizar um teste de combustível para os clientes. Caso o combustível que use no seu veículo esteja adulterado, você perceberá de imediato mudanças no desempenho.

Espero que essas dicas te ajudem no desafio de como economizar gasolina! Para os gastos com supermercado, não se esqueça de usar a etanto e garantir o MENOR preço para a sua lista de compras.

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/12/18-dicas-simples-para-economizar-combustivel.html#:~:text=Por%20lei%2C%20todo%20posto%20deve,O%20desempenho%20vai%20ser%20afetado.

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40