Como economizar nas compras de natal

como economizar nas compras de natalConseguir se organizar adequadamente para as compras de presentes e comidas do final de ano é um dos maiores desafios do consumidor moderno. Ficamos muito tentados pelas diversas promoções e pela vontade de presentear as pessoas mais queridas para nós. Logo, torna-se muito importante pensar em como economizar nas compras de natal.

Fora isso, também temos aquelas diversas confraternizações e, cada uma delas, quer fazer seu “amigo oculto” – ou amigo da onça, amigo invisível e as demais variações. O grupo da academia, do serviço, da família e até do condomínio. Só não vale dar uma furadeira pro vizinho, né? Dessa maneira, corremos muito risco de nos endividarmos em dezembro, sendo que em janeiro temos que estar prontos para essas parcelas do cartão de crédito e uma série de impostos.

O que podemos fazer para nos preparar para todas essas festas e gastos, então? Analisar detalhadamente a saúde da sua vida financeira é um bom começo. E é exatamente para te ajudar nesse desafio de ter todos esses custos de maneira responsável com essas dicas de como economizar nas compras de natal.

Dica 1 de como economizar nas compras de natal: definir para quem você irá comprar presentes

É normal ter a vontade de presentear todos aqueles que gostamos, nem que seja com uma lembrancinha. No entanto, pode ser uma ideia irresponsável, financeiramente falando. Lembre-se de que as pessoas que não receberão os presentes devem compreender a situação. Agora, você precisa priorizar quem você quer presentear/merece ser presenteado e perceber quem pode ser cortado dessa lista. Pare para pensar e ver quem são as pessoas mais próximas ou com quem você mais convive.

Dica 2 de como economizar nas compras de natal: defina um limite para seus gastos

Todo mundo precisa parar em algum momento de novembro ou dezembro para definir um limite para seus gastos do final do ano. Seria muita irresponsabilidade, por exemplo, gastar seu décimo terceiro salário integralmente com presentes, sem pensar em contas importantes que estão por vir.

É importante que você use apenas os valores que não estão sendo guardados para despesas fundamentais. E, ainda mais importante, não crie dívidas nessa época do ano. O primeiro semestre do ano já é custoso o suficiente para somarmos a isso juros abusivos. Pensando nos primeiros meses do ano seguinte que conseguiremos descobrir como economizar nas compras de natal, que é sem cometer loucuras.

Dica 3 de como economizar nas compras de natal: tenha ideias criativas de presentes

Depois de definidos o orçamento e as pessoas que receberão os presentes, use sua criatividade. O que é melhor: dar um presente comprado ou fazê-lo você, mesmo? Caso vá presentear várias pessoas da mesma família, que tal comprar uma coisa só que será útil para todos? Essa, aliás, é uma ideia de como economizar nas compras de natal e ainda ter sucesso com o seu presente! Sobre fazer os presentes com as próprias mãos, isso é extremamente positivo. Além de fazer com que você desenvolva habilidades, gera um objeto com um valor sentimental.

Dica 4 de como economizar nas compras de natal: liste suas compras

Essa sugestão é muito eficiente e utilizada por poucas pessoas! Da mesma forma que fazemos lista para fazer as compras de supermercado, sair visitando lojas e sites sem ter escrito cada um dos presentes que precisa comprar pode sair bem caro. Além desse fator preço, você também corre o risco de esquecer alguém e ter que encontrar o presente em cima da hora, o que também pode encarecer essa tarefa.

Dica 5 de como economizar nas compras de natal: evite presentes em excesso e/ou de valores mais altos

Já falamos algumas vezes nesse texto, mas reforçar é sempre válido: o risco de gastar mais do que podemos no final do ano é muito alto. Ainda há quem pense que os presentes mais caros são os melhores, por exemplo. Passe um tempo pensando em comentários e dicas que as pessoas dão sem querer de algum produto com um custo mais razoável.

O esforço em buscar presentes mais baratos pode levá-lo a opções como discos de música, livros e DVDs de filmes. Pois é um presente que mostra proximidade com quem vai receber, agrada muito e, principalmente, tem um preço bem mais em conta.

Dica 6 de como economizar nas compras de natal: Guarde um pouco para imprevistos

Surgiu um amigo oculto em cima da hora e você não comprou o presente? Foi convidado pra uma festa que seria de bom tom levar algo para ajudar o anfitrião?Todo mundo já teve que lidar com um imprevisto desses. Nessas horas, precisamos repentinamente comprar um vinho ou um prato. E é por isso que você deve guardar um valor a mais para essas ocasiões.

Dica 7 de como economizar nas compras de natal: participe de amigos ocultos organizadospresentes de natal

Esse aspecto faz muita diferença para ter confraternizações mais econômicas. Seja na empresa, na família, grupo da academia ou em qualquer outro grupo que quer fazer essa dinâmica gostosa de troca de presentes, devemos lembrar que a brincadeira é feita com lembrancinhas.

Essa é uma maneira também de presentear muitas pessoas que gostamos ao mesmo tempo! Ainda podemos gastar um pouco mais do que se fossemos comprar presente para todos. No final das contas, você economiza e ainda dá um belo presente. Ajustar o limite de preço à realidade de todos os participantes da brincadeira.

Espero que vocês tenham gostado de todas essas dicas de como economizar nas compras de natal e que passe por apertos menores no final do ano e no começo do seguinte. Fora isso, use a etanto para economizar também nas compras de supermercado e tenha um controle ainda melhor dos seus gastos!

Fonte: https://financaspessoais.organizze.com.br/7-dicas-para-nao-extrapolar-nas-compras-de-natal/

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40