Meditação para dormir: tenha uma boa noite de sono!

Um bom sono está mais relacionado com como você dorme do que por quantas horas você o faz. A nossa sorte é que, atualmente, existe um recurso que podemos adotar para melhorar nossas condições mentais na hora, que é a meditação para dormir. O uso desse recurso vai melhorar o seu sono, pois vai te ajudar a relaxar as tensões e descansar mentalmente, mesmo que seu dia tenha sido repleto de estresses e exaustivo.

Quer desacelerar a mente e reduzir as tensões antes de dormir? Veja mais sobre a prática da meditação para dormir!meditação para dormir

Já podemos adiantar que esse processo de relaxar intencionalmente nossa cabeça gera algumas alterações parecidas com o início do sono. Conseguimos sentir o nosso pulso reduzir, a pressão vai reduzir e podemos dizer até que os hormônios relacionados ao estresse diminuem.

No começo, a meditação para dormir vai ser um desafio e tanto! Mas tenha paciência e tente o máximo possível não desistir do processo, principalmente nas primeiras tentativas. Comece com algo de três a cinco minutos e vá aumentando conforme vai pegando o jeito, até chegar a uns 20 minutos por dia, ou até mais!

Há diferentes maneiras de meditar com a finalidade de nos desconectarmos de todos os aspectos que nos despertam para ter uma ótima noite de sono. Confira a seguir algumas formas diferentes para você testar e ver qual agrada mais você. Vamos a elas:

Meditação para dormir: com mindfulness

O uso do método mindfulness, também conhecido como atenção plena, é muito fácil de ser aplicado. Basta ter um espaço sem muitas distrações e concentre-se apenas na sua respiração. Se outros pensamentos começarem a ocupar a sua mente, pare e volte a pensar somente no ar que entra e sai de você. Essa inspiração e expiração profunda por alguns minutos já serão o suficiente para que relaxe bastante.

Com essa meditação para dormir, sua concentração também vai para o seu corpo, de maneira geral, que pode estar deitado em alguma superfície confortável. Busque sentir profundamente o toque da sua pele com o colchão ou estofado no qual você está deitado. A recomendação é de que essa superfície, assim como o travesseiro, não seja muito macia.

Vejas as instruções para meditar com o mindfulness:

– Fique deitado na sua cama numa posição confortável.
– Por 60 segundos, tente deixar os músculos bem relaxados e não pensar em compromissos, problemas ou algo que tenha acontecido no seu dia.
– Feche os olhos para que possa se concentrar completamente no ato de respirar.
– Posicione uma mão no seu peito e outra no centro do seu abdômen.
– Respire bem devagar pelo nariz. Em breve começará a respiração com pausas de cinco segundos.
– Quando expirar e inspirar, tente fazer de uma forma que a mão do peito não se mova e a do abdômen suba e desça bem pouco. Assim, conseguimos realizar a respiração diafragmática.
– Agora, ao inspirar, segure o ar por cinco segundos no seu pulmão. Depois, solte o ar pela boca bem devagar, em cinco segundos.
– Fique atento a como o seu corpo reage a esse exercício de respiração.
– Conforme você perde sua atenção, a maneira como você respira também deve mudar, saindo desse ciclo dos cinco segundos. Caso isso aconteça, retorne às instruções iniciais e recupere o ritmo.
– Depois de você já ter aprendido bem essa técnica de respiração diafragmática, você poderá colocar as suas mãos descansando do lado do seu corpo.
– Permaneça nessa meditação para dormir, por uns 5/10 minutos ou até que finalmente adormeça.

Meditação para dormir: com concentração

Nesse método para se preparar pro sono, pense exclusivamente em um elemento apenas. Recomenda-se que você preste atenção em como o ar entra e sai dos seus pulmões ou fique repetindo um mantra em voz alta, como, por exemplo, “eu me aceito, eu me perdôo, eu mereço um bom descanso”, ou visualize um determinado objeto mentalmente. Para quem está começando agora, desenvolver esse foco é muito bom para relaxar totalmente.

Veja as instruções para meditar com concentração:

– Deite de uma maneira confortável, relaxando e reduzindo as tensões dos músculos.
– Inspire e expire um pouco mais profundamente do que de costume.
– Caso seu mente vá para outro lugar, faça sua concentração voltar para a sua respiração. Essa é a sua âncora pra você ter sucesso na sua meditação para dormir.

A sua concentração pode ser em algo bem simples também, como um quadrado de cor bem clara com um contorno escuro. Recomendamos que escolha algo que te traga uma sensação boa e de tranquilidade, sem que desperte raiva ou tédio, enquanto você pensa nele de diversas maneiras. Pensar e imaginar esse objeto de diversos pontos de vista desenvolve sua atenção plena.

Meditação para dormir: meditação guiadadormir bem

Nessa modalidade, você medita ouvindo uma outra pessoa que guia você por todo o processo de relaxamento. O guia ou o dispositivo que está reproduzindo o áudio orienta o praticante a ir soltando as tensões de cada parte do seu corpo. Essa voz vai te orientando com gestos e estimulando a sua imaginação a gerar imagens que tragam paz e ajudem você na meditação para dormir.

Muita gente acaba optando por esse tipo de meditação para esvaziar a cabeça e reduzir a ansiedade da rotina. A duração dessa meditação para dormir de maneira guiada varia de alguns minutos a 1h.

Abastecer a sua despensa também é algo que te deixa bem tranquilo para dormir sem peso na consciência! Use a etanto e economize tempo e dinheiro encontrando o melhor estabelecimento para a sua lista de compras.

Fonte: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/3-tipos-de-meditacao-para-dormir-melhor/

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40